quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Linux e as suas mil dependencias

Bem, vamos la balancear as coisas. Não vamos tornar este blog em anti-Windows, vá... Por isso, para variar vou falar mal do Linux e de uma das coisas que mais odeio nele.

DEPENDÊNCIAS!!!

Quem é que não sofreu na pele o que é tentar instalar uma aplicação que não esteja disponível no apt-get de Linux ou sem ter net no Linux?
Eu senti, e tenho a dizer que é RÍDICULO, quase parece que estamos a tentar descobrir a saída dum labirinto gigante, devido às enormes dependências existentes.
Algo do género:
- É pah, hoje tá-me a apetecer ver um filme, hmmm, é pah, vou instalar o media-player-xpto (que até é um player sim senhor e tal)
E responde o Linux:
- Há e tal, mas o media-player-xpto cheira mal dos pixeis e pode ser instalado se tiver o programa xptosens e o porra-pa-isto, mais as bibliotecas: libdocrl, libtoufdd, libcócó e liblarence.
E após isto, quem tiver muita paciência, la acaba por arranjar tudo o que ele pede, e descobre que para instalar o programa xptosens precisa também das bibliotecas: libfdx, libcumcrl e libdassssssssssssssscrlpaestaporratdjuntadaslibs. E que para instalar o programa porra-pa-isto precisa do programa ja-morrias e das bibliotecas: libporcadocrl, libcrl1, libcrl2, libcrl3 e libcrl4.
[...] (passadas umas divertidas mil instalações de bibliotecas e programas)
Parabéns! Instalou com sucesso o programa media-player-xpto. Agora precisa das bibliotecas libcodecsdocrl, libcodecsdreads, ...* , libcodecsmegafixes e libcodecsdonice para poder visionar o filme.

Ou seja, às tantas, um gajo já não quer ver a porra do filme, mas sim já ta num granda filme para instalar o media-player-xpto.

Para os mais corajosos, ai vai um desafio para uma longa noite de entretenimento em frente a uma consola do Linux mais próxima de si: tentem instalar o "gcc", sem terem nenhum "gcc" instalado já no vosso sistema. (Boa sorte)

Sem mais assunto, ate breve...


* Peço imensa desculpa às outras 3427864327846328999 bibliotecas que eram necessárias para a visualização do dito filme, mas tive que as retirar da enumeração referida porque se não hoje ficava sem tinta nas teclas do teclado, e hoje a tinta das teclas faz-me imensa falta, ta bom? Vá, não fiquem assim... Já vos meti na imagem em cima e tudo, já é bom, não? Pronto, ta bem que aquilo ta uma granda xafurdisse, e sei que vocês são bibliotecas à séria e não são umas porcas que vão com todos os programas, mas pronto...

3 comentários:

Jony disse...

so tenho a dizer:
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Santeens disse...

epah kaganda LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

ps1: internet existe e resolve, tipo o liedson
ps2: vocês so sabem escrever sobre pens com cheiro, windows e linux, fodasssssss gandas geeks

ps3: no ps1 fiz uma piada relacionada com futebol xD

Sérgio Pedro disse...

por acaso ate existe um apt-get no ubuntu k t instala o gcc e + n sei ktas ferramentas pa desenvolvimento. Agr n me tou a lembrar bem, m axo k é kk coisa utils-kkcoisa.. e sem net no windows tb n fazes nd xD lololol atençao k tb n sou anti-windows, m só pk é mt + giro gozar c uns gajos k andam anos a fazer um SO e k no final sai um monte d barbaridades, e k ainda o vendem por uns 5534534 euros.